Cura da Criança Interior
Trabalhar a criança interior é permitires reforçar o teu amor próprio, o cuidado para contigo (auto cuidado) e resignificar o teu mundo interior contando uma outra história a ti própria/o.
Através de vários protocolos específicos é possível sanar a tua criança interior. por vezes são necessárias outras técnicas para te ajudar de uma forma holística e integrativa para que acontece verdadeiramente um renascer de ti!
Cura enquanto Sanação, o healing em inglês que significa um processo, não é algo rápido ou mágico.
O que significa a criança interior?
A criança interior é toda a história da tua infância, todas as tuas memórias, vivências internas, emoções, tudo o que tu elaboras dentro de ti que viveste em todos estes anos e uma parte de quem tu és. É a parte de ti que se relaciona com as crenças e os afetos que foram construídos na infância e de como isso te moldou, te fez fazer determinadas escolhas, que faz com que tu ainda tenhas determinados anseios e carências, dificuldades específicas, etc.
É no fundo tudo aquilo que elaboras da tua infância, a forma como contas e sentes o que aconteceu, e de como te lembras, de como foi para ti.
Isto compreende as idades desde o mais cedo que nos lembrarmos até à adolescência. Tudo o que viveste, ou seja a família que te acolheu desde o teu nascimento, os lugares por onde andaste, as escolas que frequentaste, as tuas aprendizagens, as sensações que te recordas de histórias vividas, memórias, sentimentos específicos em relação a episódios.
Como era ir para a escola?
Quais eram as sensações?
Que amigos tinhas?
Como era brincares com a tua mãe?
E com o teu pai?
O que gostavas mais de fazer?
Quais eram os teus sonhos?
Quais eram os teus brinquedos favoritos?
Relembrar tudo isto pode ser bastante agradável e nostálgico ou não, pode ser perturbador e desconfortável. Depende muito de como viveste a tua infância, como te sentes em relação a isso, como te recordas de tudo isso e como elaboras dentro de ti e no teu discurso interno. Experimenta perceber quais foram os acontecimentos chave que fizeram parte dela?
O nosso mundo infantil revivido a partir do nosso adulto pode ser intenso e tem um profundo impacto em nós pois é quando somos crianças que estabelecemos vínculos, que construimos o nosso carácter, a nossa forma de compreender o mundo que, claro, se vai transformando com o tempo, com o crescimento, com as experiências e as aprendizagens, mas é inevitavelmente influenciado por aquilo que foi a tua infância.
Sinais de que precisas de cuidar da tua criança interior
- busca constante por atenção
- busca constante por amor e afecto, sendo que nunca é suficiente
- dificuldade em definir os seus próprios limites
- depressão crónica, sentimento de vazio e melancolia desde que te lembras de existir
- falta de conexão contigo mesma/o
- sensação de estares perdida/o na vida, sem saber o que fazer, para onde ir, que escolhas fazer
- falta de amor próprio constante